segunda-feira, 27 de julho de 2009

O rock e a Moda - Parte 4


O sonho acabou, mas o rock continua: A geração Punk




Ilustração da Deby Harry do Blondie em estilo Pop Art


Na década seguinte, quando toda a euforia hippie havia se acabado, não só outras bandas apareceram, como novos estilos musicais no rock foram surgindo. Bandas de Hard Rock e Rock Progressivo apareceram com novas propostas.
Um movimento em particular marcou muito essa época: O punk rock.
Ele surgiu nas ruas de Londres, era pela musica e pela arte que os jovens expressavam sua insatisfação perante a sociedade as expectativas de futuro oferecidas por ela. Os jovens já não queriam um bom emprego e uma vida confortável. Queriam morrer cedo e viver intensamente. Quando se fala de punk rock, impossível não lembrar da estilista Viviene Westwood, que surgiu no começo desse movimento, e assinou o figurino de nada mais nada menos que Sex Pistols , a banda mais influente do Punk Rock. Outras bandas também foram muito importantes para a geração punk, como Velvet Underground e Iggy Pop e os Stooges. O visual Punk era tão agressivo quanto a sua mensagem. Usavam tudo que era considerado lixo, como roupas rasgadas, desconstruídas, com aplicações pesadas de tachas, anfinetes, etc. E se você reparar nas fotos, a peça que mais aparece é o jeans (sempre ele). Jaqueta de couro também está bem presente nas roupas masculinas.
Os cabelos eram feitos de forma pouco convencional, com cores chocantes e cortados em moicanos.Esse visual, inicialmente foi duramente criticado, mas logo influenciaria até a moda de massa.No final da década de 70 , outras bandas começaram a surgir já influenciados pelo punk: Blondie, Ramones e Talking Heads. Essas bandas já representavam o que se tornaria o pós punk. Nos guetos, o som que rolava era o break e o hip hop. Esses eram os sons da contracultura, enquanto que o que imperava nas paradas era a Disco.



The Stooges: Camiseta Básica, Jeans , Crucifixos, e óculos escuros. Olha o jeans apertadinho do Iggy.


Sex Pistols: Camiseta estampada, Jeans surrado e Jaquetas de couro.



Soft Punk: Terninhos e cabelinhos a la Beatles. O visual do Blondie era bem mais arrumadinho do que o dos punks em geral, mas sem deixar de ser contestador.




Ramones: Cabelos longos, jeans, camisetas de banda e tênis.


Taling Heads: Outra banda com visual arrumadinho, mas esse tem uma inspiração mais cara de banda dos anos 50.

Um comentário:

  1. Oi Erica!!!
    e ai, aprendeu a mexer nas ferramentas para fazer os looks? se precisar de ajuda, me fala!
    esse post tem haver comigo, meu marido é baterista e músico, adoramos música!
    um beijão pra vc!

    ResponderExcluir

Ocorreu um erro neste gadget