sexta-feira, 31 de julho de 2009

O rock e a Moda - Parte 5


Anos 80: Melancolia, exotismo e a volta às origens



Foto do The Police no começo dos anos 80. Merece destaque no post pois é uma das minhas bandas favoritas.


No começo na década de 80, ainda sob forte influência do punk, muitas bandas surgiram com o mesmo espírito de insatisfação. A diferença agora estava no aparecimento da música eletrônica. Adicionada ao rock, fez com que as musicas não fossem feitas mais apenas com os tradicionais instrumentos como bateria e guitarra, agora sintetizadores eram usados para fazer novas experimentações no rock. Bandas como Joy Division e The Cure marcaram muito este período. O Joy Division parecia não muito preocupado com o visual, o negócio deles era fazer música mesmo. Já o The Cure trouxe bastante informação de moda, como maquiagem pesada, roupas dramáticas e cabelos desalinhados.
Também ouve uma forte mistura do pop com o punk rock, com influências de reggae e ska, trazendo exotismo ao rock. Bandas como The Police e Duran Duran faziam parte desse movimento. Essa era a “new wave”, ou nova onda.
O visual da new wave ainda adotava muito do punk, afinal ele se tornou símbolo do rock. Mas vendo as fotos do Duran Duran e do Police, agente pode ver o quanto o visual deles é bem mais colorido, e ainda com a presença da cor oposta a cor do rock: o branco. Reflexo do próprio som dessas bandas, que era muito mais leve e, consequentemente, muito mais popular.
Também houve na década de 80 uma releitura da geração beat, aquela do início do rock. Bandas como o Queen cantando “this crazy little thing called love” e B52’s com “Love Shark” marcaram a cara do pós punk.E na moda o visual “teddy boy” voltou com tudo: Jaquetas de couro, calça jeans, camiseta e topete. O visual das meninas do B 52’s tinha influências lá dos anos 60, com mini saia, cabelo estruturado e olhos marcados. Aqui já dá pra perceber que mesmo falando de uma década específica, quando se fala de moda, inflências de várias épocas se misturam.




The Cure: Visual dramático, com roupas pretas, cabelo desalinhado e maquiagem pesada.



Joy Division: Visual " nem ligo para a moda, meu negócio é musica mesmo". Mas ainda assim elegante, com um "quê" de Bitrish.




The Police: Camisas e coturnos, mas usando cores. Forte presença do branco.



Duran Duran: Olha a diferença desse visual para o punk. A jaqueta de couro ainda esta lá, mas bem mais arrumadinha, misturada com cores, estampas, detalhes, etc.



Queen: Visual "Teddy Boy"com jaquetas de couro, camiseta e topete.



B 52's: Meninos com visual Teddy Boy, meninas com influências 60s': Cabelos estruturados, mini saia e olhos marcados.

Um comentário:

  1. Parabéns pelo texto.Me fez voltar no tempo e por coincidência reencontrei muita gente que se vestia no estilo anos 80.Demais!!!Boa Sorte, vou compartilhar este blog com o pessoal do facebook.Beijos!!!Sucesso!!!

    ResponderExcluir

Ocorreu um erro neste gadget