segunda-feira, 8 de março de 2010

Dia Internacional da Mulher – Mulheres que marcaram época

Imagem da adaptação da vida de Chanel para o cinema, "Coco Avant Chanel", interpretada pela atriz francesa Audrey Tautou.

Para comemorar nosso dia, deixo aqui registrada a minha homenagem.
Sem dúvida, esse dia serve para lembrar da luta das mulheres pelo seu lugar na sociedade, já que ao longo da história sempre fomos deixadas em segundo plano, principalmente no que se refere aos nossos direitos e ao mercado de trabalho.

Poucas mulheres conseguiram resistir a esse sistema, e cito aqui nesse post a história de uma delas: Coco Chanel. Ela foi uma mulher que desafiou os valores de sua época e obteve sucesso em sua carreira. Além disso, se tornou uma das maiores estilistas de todos os tempos.

Conheça um pouco de sua história:

Imagem da estilista francesa que viveu entre 1883 e 1971.

Gabrielle “Coco” Chanel nasceu em Paris em 19 de agosto de 1883.
Foi deixada em um orfanato pelo pai quando criança, e foi lá que viveu boa parte de sua infância e juventude. Quando ainda vivia no orfanato, já estava determinada a não ter uma vida de pobreza.
Assim que saiu, começou a trabalhar em uma oficina de costura de dia e ainda cantava em bordéis durante a noite.
Foi onde conheceu seu primeiro amante, Etienne Balsan, que possuía outras amantes, mas tinha uma afeição especial pela jovem Coco.
Em uma de suas festas, Chanel conheceu o amor de sua vida, o milionário Boy Campbel.
Boy foi um homem muito importante para ela, pois a ensinou a freqüentar as festas da alta sociedade parisiense, a investir em seu talento e a ser uma mulher de negócios.
Influenciada por ele, começou a vender seus chapéus, e pouco tempo depois abriu a sua Maison, que existe até hoje.
Nunca se casou, e para sua tristeza, perdeu o amor de sua vida em um trágico acidente de carro.
Chanel foi uma mulher forte e independente, o primeiro ícone feminino da moda. Foi ela que moldou a roupa e o comportamento da mulher contemporânea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ocorreu um erro neste gadget