terça-feira, 30 de março de 2010

Filmes do Cine Mube Ciclo Pop Art – Andy Warhol

*Retrato de Marylin Monroe, um dos mais famosos de Andy Warhol e símbolo máximo da Pop Art.

Durante todo o mês me março, o Museu Brasileiro da Escultura realizou o Cine Movies especial Ciclo Pop Art, que marca a presença da esposição In América de Andy Warhol aqui em São Paulo, assim como o Fashionlogbook havia falado anteriormente aqui.
De filmes e documentários sobre sua vida e sua geração, até de sua própria autoria, foi imperdível para quem é fã do artista e que estava contaminado com o clima da exposição, que estreiou no dia 20 de março.
Parabenizo o Cine Mube por ter essa iniciativa de aproximar o público para a arte e a cultura !!!
Comento aqui alguns desses filmes :

Vida e morte de Andy Warhol - Exibido em 13/03/2010


*Foto de Andy Warhol na Silver Factory.

Documentário que conta a história e a obra de Andy Warhol, desde quando saiu da pequena cidade de Pittsburgh, Nova Jersey, até ir para Nova York e se tornar o pai da Pop Art e ídolo dos descolados da época.

Eu atirei em Andy Warhol - Exibido em 06/03/2010

*Cartaz do filme satirizando a tragédia ao mesclar a foto de Valerie Solanas, que atirou em Andy, com uma de suas famosas obras.

Foi baseado na história real da feminista Valerie Solanas ,uma militante ultra radical e escritora, autora do manifesto 'Scum' (que pregava o extermínio de todos os homens do planeta) e alguns textos obscuros.
Na tentativa de fazer sucesso, entregou um deles a Andy Warhol para produzir, mas ele acabou ignorando. Inconformada e numa atitude lunática, foi até ele e disparou vários tiros. Fato que quase tirou a vida dele e o deixou traumatizado pelo resto da vida.
O filme, que virou clássico do cinema independente nos anos 80, retrata muito bem a Silver Factory, estúdio de Andy Warhol, que se tornou point dos artistas e descolados da geração 60’s, além do figurino que é ótimo.


*Valerie Solanas interpretada por Lily Taylor em "I shot Andy Warhol".


Vinyl - Exibido em 27/03/2010


*Imagem do filme "Vinyl", filmado na Silver Factory.

Filme de autoria de Andy Warhol, na época em que resolveu largar os pincéis para se dedicar ao cinema, rascunhando o que se tornaria o cinema independente de hoje. Vinyl é a primeira adaptação cinematográfica do romance Laranja Mecânica (claro que numa versão radicalmente livre), e chega a chocar com as cenas em que a personagem Alex DeLarge (Gerard Malanga) passa por uma sessão de tortura com verdadeiros peritos em sadomasoquismo.
Warhol já afirmou em entrevistas que as imagens de tortura sexual são reais, e que Edie Sedgwick , a bela cool que era o braço direito de Andy, observava tudo com indiferença porque não sabia que estava sendo filmada.
Além disso, o filme já vale pela cena em que Alex dança freneticamente ao som de The Kinks e Martha and the Vandellas... Impagável !

*Imagem da gravação do filme, onde os atores ouvem as instruções do diretor Andy Warhol.


Velvet Underground & Nico - Exibido em 27/03/2010

A banda Velvet Underground com a modelo Nico, que particiou do albúm de estréia intitulado Velvet Undergroun & Nico.

A banda produzida pelo pai da Pop Art é filmada durante um de seus ensaios. O vídeo conta com a participação da modelo Nico no álbum de estréia da banda. A participação foi sugerida pelo próprio Andy, na tentativa de deixar a banda um pouco mais comercial, e antecipando o que Kate Moss faria nos dias de hoje. O documentário é estático e sem muitos acontecimentos, mas vale pela performance da banda.

*Foto clicada na gravação do 1º albúm da banda, com a presença do produtor, Andy Warhol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ocorreu um erro neste gadget